Mesmo assim, 8,9 milhões de brasileiros ainda tinham
renda domiciliar inferior a US$ 1,25 por dia até 2008. Para se ter uma idéia do
que isso representa em relação ao crescimento populacional do país, em 2008, o
número de pessoas vivendo em extrema pobreza era quase um quinto do observado
em 1990 e pouco mais do que um terço do valor de 1995.
Reduzir pela metade, até 2015, a
proporção da população com renda inferior a um dólar por dia e a proporção da
população que sofre de fome.
Um bilhão e duzentos milhões de
pessoas sobrevivem com menos do que o equivalente a $ 1,00 (PPC paridade do
poder de compra, que elimina a diferença de preços entre os países) por dia.
Mas tal situação já começou a mudar em pelo menos 43 países, cujos povos somam
60% da população mundial. Nesses lugares há avanços rumo à meta de, até 2015,
reduzir pela metade o número de pessoas que ganham quase nada e que por falta
de emprego e de renda familiar – passam fome.
SUGESTÕES
DE AÇÕES:
- Procurar informações sobre direitos e deveres dos cidadãos, para divulgá-los na comunidade e fiscalizar os órgãos competentes.
- Atuar como capacitador voluntário, promovendo orientação profissional para os pequenos negócios do bairro.
- Elaborar e distribuir material orientando sobre o que é uma boa alimentação.
- Organizar e promover atividades de educação alimentar, visando o aproveitamento integral dos alimentos.
- Aproveitar ao máximo os alimentos, cuidando de sua correta conservação, usando receitas alternativas e promovendo o não desperdício.
- Fazer um Mural da Cidadania em escolas e locais públicos. Pesquisar e divulgar ofertas de trabalho, cursos de capacitação profissional e geração de renda e serviços à comunidade (saúde, documentos, previdência, bolsa-família, etc.).
- Formar um grupo de mães de alunos que ensinem o melhor aproveitamento dos alimentos, para evitar desperdícios.
- Monitorar a merenda escolar e comunicar qualquer irregularidade ao Conselho de Alimentação Escolar, ao Ministério Público ou ao Ministério da Educação pelo telefone gratuito 0800 61 6161.
- Buscar parcerias que ajudem a enriquecer a alimentação oferecida por escolas e organizações sociais.
- Fazer uma horta caseira e incentivar os vizinhos e as escolas do bairro a fazerem o mesmo.
- Sensibilizar supermercados, restaurantes e quitandas para o não desperdício, informando-os sobre locais para onde podem ser encaminhados os alimentos excedentes.
- Valorizar o desenvolvimento local, comprando e promovendo o uso de produtos do comércio solidário.
![]() |
Postado por: Luiz Henrique



é muita gente passando fome e agente ainda reclama de Barriga cheia !!
ResponderExcluirQuantas dessas pessoas não queria nem se que só pouco do que agente tem ?
Pois é se paramos para analisar é muita coisa que agente reclama sendo que tem gente precisando e mesmo assim tenta viver feliz com o pouco que tem.
A fome e a miséria reina em todo o mundo.
É tantos desperdícios que se juntarmos todos da um bom prato para várias pessoas...
Dói você ver pessoas desnutridas,que está dando para ver os ossos,ai você se pergunta meu DEUS como elas ainda consegue sobreviver ?
Pois é, eu também queria saber..
Enfim é essa a minha opinião.
Lais Mota !!
A fome atinge milhares de pessoas, do mundo todo, muitas acabam morrendo, e outras se sacrificam por um simples pedaço de carne ou um prato de comida.
ResponderExcluirA Africa e o pais onde o índice de miséria e fome é o maior,e as pessoas lá, vivem na miséria e não tem oque comer, então por isso, não reclame do que você tem, porque tem muita coisa pior.
Tomara que esta medida realmente seja cumprida até 2015, pois os nossos governantes costumam fazer promessas em época de campanha e depois esquecem do que prometeram infelizmente a fome e a miséria é uma triste realidade não só no Brasil, mas no mundo há muito tempo, por isso devemos fazer a nossa parte, enquanto cidadãos e cobrar do governo e também ajudar, já que essas pessoas são nossos semelhantes e também tem o direito de serem felizes.
ResponderExcluir- Maritsa Fonseca.
É muito descontente ver que a desigualdade social do mundo chegou a esse ponto , mas infelizmente essa é a grande realidade que vivemos , acho que devemos pensar nesse assunto e tomar atitudes que possam melhorar essa situação ;D '
ResponderExcluirEntretanto o que esperamos é que as autoridades tomem as providencias necessárias para que este problema seja resolvido ou ao menos amenizado já que vivemos em um país rico economicamente, sendo assim todos merecem uma boa qualidade de vida. a fome possa levar a pessoa até roubar hoje em dia para comprar um prato de comida para os filhos as mães que não tem condição deixa de comer para dar para os filhos então brasil que rico economicamente seja rico nisso tambem!!
ResponderExcluirA pobreza atinge milhões de pessoas no mundo. Enquanto na Índia tem muitas pessoas e pouca comida pras mesmas, nos Estados Unidos tem menos gente que a Índia e comida demais para alimenta-las, uma injustiça, uns tem demais e outros de menos. Sem falar na Africa,a um tempo vi uma reportagem que os habitantes de uma aldeia desse continente tinham que fritar ratos e come-los para não morrerem de fome. No Brasil a situação não esta tão critica quanto a dessas pessoas, mas merece a atenção do governo,para tira-las da miséria é necessário criação de empregos para que elas sustentem sua famílias, construção de casas populares para que as pessoas com menos condições tenham acesso a uma vida digna e saiam da miséria. Muitas vezes também devemos repensar nossas atitudes,pois as vezes não damos valor ao que temos, quando muita gente daria tudo pra estar no nosso lugar.
ResponderExcluirHoje a fome, a miséria e a pobreza, são grandes problemas que o nosso pais vem enfrentando.O índice de fome vem aumentando a cada dia,já se transformou em uma situação critica, temos que tomar muito cuidado pois esse problema é como uma bola de neve e se não tomarmos uma providencia o mundo todo vai ficar pior. Espero que as pessoas se conscientizem e ajudem também a acabar com a fome no mundo
ResponderExcluir- Hellen Martins
Enquanto em alguns lugares muitas pessoas estão desperdiçando comida em outros existem pessoas estão fazendo de tudo por um pedaço de pão. A situação mundial é critica e envolve todos as pessoas,aparentemente, o governo está se mobilizando para realizar a meta e sensibilizar a população até 2015, mas isso depende muito de nós cidadãos, que estamos desperdiçando e consumindo em excesso.Cerca de 20% da população vive em condições de extrema pobreza, temos que nos mobilizar ou então esses números só vão aumentar.
ResponderExcluir