Os dados do 4º Relatório Nacional de
Acompanhamento dos ODM são de 2008: 94,9% das crianças e jovens entre 7 e 14
anos estão matriculados no ensino fundamental.
Nas cidades, o percentual chega a 95,1%. O objetivo de
universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado,
mas as taxas de frequência ainda são mais baixas entre os mais pobres e as
crianças das regiões norte e nordeste. Outro desafio é com relação à qualidade
do ensino recebida.
Garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos,
tenham recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico.
SUGESTÕES DE
AÇÕES:
- Falar com os diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade.
- Identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a freqüentar a escola.
- Mostrar que atividades recreativas e esportivas também são educativas. Disciplina, respeito e cooperação podem ser reforçados nesses momentos.
- Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas.
- Fazer e manter uma biblioteca alegre e acolhedora, e mostrar que a leitura é um prazer.
- Acolher e respeitar os alunos especiais, além de denunciar professores e escolas que não promovam a inclusão dos portadores de deficiências.
- Identificar crianças fora da escola e encaminhá-las para o ensino, além de denunciar o fato ao Conselho Tutelar da cidade.
- Fazer o acompanhamento de uma criança incentivando-a e monitorando seu desempenho.
- Participar do Conselho Escolar e acompanhar o desempenho da escola.
- Organizar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem.
- Fazer um levantamento dos analfabetos em seu bairro e incentivá-los a freqüentar um curso de alfabetização.
- Incentivar a criação e o trabalho voluntário em creches para crianças de 0 a 4 anos.
Postado por: Aryelle
Bem, na minha opinião deveria ter educação para todos igualmente mas infelizmente não é isso que acontece pois ,tem escolas que tem ensino melhor que as outra por isso que alguns pais acabam mudando seus filhos para escolas melhores .
ResponderExcluirTemos as escolas Públicas estaduais : é a escola mantida pelo governo do estado
Temos as escolas Públicas municipais: é a escola mantida pelo município do estado
Temos as escolas Particulares: Que são entidades privadas
Por causa disso também que não temos igualdade para todos...
mas assim vamos vivendo e tentando se acostumar com o mundo née ?
É, tem muita gente nesse mundo, que ainda precisa de educação e estudo de qualidade nesse mundo. Tem muita gente que não consegue um trabalho por causa que não completou os estudos, ou outros que estudam em escolas em estado de calamidade, então, ACORDA BRASIL!
ResponderExcluirEU QUERIA QUE A EDUCAÇÃO NO BRASIL FOSSE IGUAL PARA TODOS que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola, o que poderia resultar em dados positivos para a sociedade , uma educação boa hoje em dia vale ouro no seu dia dia oou ate mesmo para arrumar qualquer um trabalho vc precisa de um ensino fundamental completo e eu queto que que pararmos para pensar o quanto vale a pena dar valor aos estudos hoje em dia !!
ResponderExcluirA educação no Brasil não é de qualidade, principalmente nas escolas publicas. Se você quer ter uma educação de qualidade tem que pagar, pois a situação da maioria das escolas publicas não é boa e a educação é fundamental para cada um, para que possa no futuro ter um bom emprego e conseguir viver de forma confortável. Muita gente também não completa os estudos e outras nem chegam a entrar na escola, muitas vezes são crianças e adolescentes que não tem boas condições e para ajudar a família começam a trabalhar muito cedo. Na minha opinião o ensino das escolas publicas e particulares deveria estar no mesmo nível, mas isso não depende só de nós
ResponderExcluirBom , infelizmente a qualidade da educação no Brasil não é igual para todos , depende da sua condição financeira , mas acho que essa situação deveria ser revertida pois afinal todos nós temos direitos iguais.
ResponderExcluir- Isabelle Almeida.
A educação, é algo muito importante na vida de todos, pois nos ajuda a sermos melhores, tanto por dentro quanto poe fora, a educação é direito de todos, e ela deve ser igual em todos os lugares e para todas as pessoas.
ResponderExcluir- Hellen Martins
A educação é uma coisa muito importante pra gente, mas infelizmente ainda existem muitas pessoas com baixa renda que não tem acesso a ela, e tem outras que tem acesso porém a educação publica, que ainda está em um estado bastante precária na maioria das regiões brasileiras, mas eu acredito quem um dia este grande problema irá ser revertido e nos conseguiremos ter uma educação pública de qualidade!
ResponderExcluir- Maritsa Fonseca.
O número de crianças fora da escola atualmente é muito preocupante, e como sabemos, essas crianças que estão até agora sem instrução educacional no futuro terá problemas ao conseguir emprego e sustentar sua família ou a si própria e terá de viver em más condições. Enfim , se o governo se mobilizar realmente e até 2015 todas as crianças, de ambos os sexos, tenham recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico a qualidade de vida das pessoas melhorariam e muito. A gora é só ficar na torcida e esperarmos a boa vontade dos órgãos públicos. :/
ResponderExcluir