sexta-feira, 1 de junho de 2012

3º jeito: Igualdade entre sexos e valorização da mulher


           As mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocu-pam os piores postos. Em 1998, 52,8% das brasileiras eram consideradas economica-mente ativas, comparadas a 82% dos homens. Em 2008, essas proporções eram de 57,6% e 80,5%. A participação nas esferas de decisão ainda é pequena. Em 2010, elas ficaram com 13,6% dos assentos no Senado, 8,7% na Câmara dos Deputados e 11,6% no total das Assembleias Legislativas.
           Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino em todos os níveis de ensino, no mais tardar até 2015.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
  • Visitar a câmara municipal, entrevistar as vereadoras e conhecer suas propostas para ajudar as mulheres de sua cidade.
  • Divulgar que existem, nas grandes cidades, centros de atendimento para mulheres, onde elas podem denunciar a violência e ter um acompanhamento físico e psicológico.
  • Identificar e divulgar novas oportunidades de trabalho para mulheres.
  • Incentivar ações que estimulem as mulheres a buscar alternativas de geração de renda.
  • Educar filhos e filhas para que eles realizem, com igualdade, o trabalho do dia a dia em casa.
  • Não reproduzir expressões como “isso é coisa de mulher”, que sejam contra a dignidade da mulher ou que a coloquem em situação de inferioridade.
  • Denunciar casos de violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo telefone gratuito 0800 99 0500 ou procurar o Conselho Tutelar da cidade. Nos casos de agressão física e de violência sexual contra mulheres, ligar para o telefone gratuito do Disque Denúncia da Polícia Civil.
  • Não empregar crianças, para não prejudicar seu desenvolvimento ou comprometer sua infância, e denunciar os casos conhecidos de trabalho infantil para a Delegacia Regional do Trabalho.
  • Não valorizar e não comprar produtos que explorem o corpo da mulher em sua comercialização, exigindo o cumprimento da regulamentação publicitária e fortalecendo o senso critico da sociedade.
  • Atuar em atividades em prol da melhoria da auto-estima das mulheres, promovendo a valorização e o respeito em todas as fases do seu ciclo de vida (infância, adolescência, gravidez, maternidade, velhice).
  • Encorajar as jovens para que busquem seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da educação e do trabalho.
  • Incentivar adolescentes mães a retomarem seu projeto de vida, combatendo qualquer situação que dificulte seu acesso às escolas públicas.
Percentual do rendimento feminino em relação ao masculino segundo ocupação formal e escolarização - 2010 Dados de Eunápolis - BA


EXEMPLOS DE POSSÍVEIS AÇÕES EMPRESARIAIS E ASSOCIATIVAS COM O PODER PÚBLICO, ONGS, GRUPOS REPRESENTATIVOS LOCAIS E FORNECEDORES:


  • Implantação de programas de capacitação e melhoria na qualificação das mulheres; 
  • Criação de oportunidades de inserção da mão-de-obra feminina, em atividades alternativas consideradas masculinas; 
  • Incluir a valorização do trabalho da mulher em programas de diversidade; -
  • Valorização de ações comunitárias que envolvam o trabalho feminino, apoiando iniciativas que promovam o cooperativismo e a auto-sustentação.



Postado por: Maritsa Fonseca

7 comentários:

  1. Eu acho que as mulheres devem ter os mesmos direitos que um homem, porque na sociedade de hoje em que vivemos muitas mulheres fazem trabalhos que eram pra ser feitos por homens, então teque ter mais igualdade entre sexos e valorização da mulher

    ResponderExcluir
  2. Mesmo as mulheres estudando mais,não tem tantas chances quanto os homens, isso é injusto.As mulheres tem a mesma capacidade de fazer algo igual aos homens,muitas vezes esse serviço se torna até melhor.Por isso não devemos devemos tirar conclusões precipitadas e julgar que elas não conseguem fazer tal serviço. Ao passar do tempo a influencia da mulher na sociedade aumentou muito, mas ainda há certos preconceitos que precisam acabar.

    - Camila Trajano

    ResponderExcluir
  3. As mulheres, tem que ser valorizada, pois elas se esforçam o máximo que podem mas quase nunca alcançam o que querem. As mulheres hoje tem mais direitos do que antes tinham. Hoje em dia essa situação já melhorou muito , mas ainda não está 100%, por isso eu acho que tem que existir a igualdade entre sexos e a valorização da mulher.

    - Hellen Martins

    ResponderExcluir
  4. As mulheres tem que ser valoriza mais.A mulhers estudam mais que os homens e têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções isso e uma desigualdade injusta niguem foi feito para ser melho que niguem.Vamos acabar com essa desigualdades com esses preconceitos e ter igualdades entre todos .


    _ Aryelle Brito

    ResponderExcluir
  5. Bem,na minha opinião a muita desigualdade entre os sexos !!
    É preconceito,descriminação entre outros..
    Hoje em dia as mulheres estudam mais que os homens, porém mesmo assim tem menos chances de emprego isso é muito injusto acho que deveria ter igualdade ultimamente está faltando muito isso, as vezes elas trabalham nas mesmas funções que eles porém recebem menos que eles,pois é pra você ver a situação é muita desigualdade.

    ACORDA NÉ BRASIL ??

    ResponderExcluir
  6. De uns anos para cá, as mulheres conquistaram um espaço maior e deixaram de ser submissas, assumiram seu lugar no mercado de trabalho e se tornaram independentes, porem ainda há muito preconceito com o publico feminino, e também muita violência verbal e física contra elas, tanto que foi criada a Lei Maria da Penha para defender as mulheres contra qualquer tipo de violência. No mercado de trabalho elas também enfrentam preconceito, pois a maioria delas tem salários mais baixos que os homens. Enquanto isso os movimentos feministas continuam lutando por direitos iguais entre sexos, mas acreditamos que essa ainda será uma luta para futuras gerações.

    - Maritsa Fonseca.

    ResponderExcluir
  7. O público feminino está cada vez mais conquistando seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade , mas ainda podemos ver que ainda existe muita desigualdade. É muito triste ver que em pleno seculo XXI esse tipo de problema ainda ocorra com frequência no mundo inteiro e espero que as pessoas passem a ter consciência de que as mulheres são seres humanos como qualquer outro, e merecem respeito. (; '

    ResponderExcluir