Um bilhão de pessoas ainda não têm acesso a água potável. Ao longo dos anos 90, no entanto, quase o mesmo número de pessoas ganharam acesso à água bem como ao saneamento básico. A água e o saneamento são dois fatores ambientais chaves para a qualidade da vida humana. Ambos fazem parte de um amplo leque de recursos naturais que compõem o nosso meio ambiente florestas, fontes energéticas, o ar e a biodiversidade e de cuja proteção dependemos nós e muitas outras criaturas neste planeta. Os indicadores identificados para esta meta são justamente "indicativos" da adoção de atitudes sérias na esfera pública. Sem a adoção de políticas e programas ambientais, nada se conserva em grande escala, assim como sem a posse segura de suas terras e habitações, poucos se dedicarão à conquista de condições mais limpas e sadias para seu próprio entorno.
METAS:
- Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
- Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura;
- Até 2020, ter alcançado uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados.
Exemplos de possíveis ações empresariais e associativas com o poder público, ONGs, grupos representativos locais e fornecedores:
- Apoio a iniciativas na implementação de práticas ambientais sustentáveis e responsáveis, através da conscientização e disseminação das informações nas escolas, comunidades, empresas;
- Programas de mobilização coletiva para estímulo à reciclagem e reutilização de materiais;
- Ações de Voluntariado na comunidade com vistas à educação e sensibilização da população, com interferência direta nas associações e órgão representativos, escolas, parques, reservas, etc.;
- Suporte a projetos de pesquisa e formação na área ambiental;
- Promoção de concursos internos ou locais que estimulem o debate e a conscientização individual sobre o meio ambiente e a importância da colaboração de cada um;
- Desenvolvimento de programas parceiros no tratamento de resíduos procurando reverter o resultado em benefício de comunidades carentes;
- Promoção de "econegócios" (negócios sustentáveis), que preservam gerando ocupação e renda e melhorando a qualidade de vida das populações.
Percentual de domicílios com acesso a água ligada à rede e esgoto sanitário adequado em Eunápolis, BA
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer campanhas de uso racional de água e energia.
- Plantar árvores nas ruas é muito importante, porém é preciso pedir licença à prefeitura e aos moradores.
- Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis.
- Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos.
- Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares. Não jogar lixo pela janela.
- Não fumar em ambientes públicos fechados.
- Utilizar a água que sobrou da chaleira, do cozimento de ovos e da lavagem de vegetais para aguar plantas. Armazenar água da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e calçadas, economizando água – recurso natural limitado – nas ações cotidianas.
- Diminuir o uso de energia elétrica entre 6 e 9 horas da noite. Desligar aparelhos que não estão sendo usados, economizando e evitando a falta de energia elétrica.
- Economizar papel. Imprimir apenas documentos importantes e procurar usar os dois lados da folha. O verso de uma folha pode ser usado como rascunho, bloco de recados ou para os desenhos das crianças.
- Participar de ações de preservação e defesa de mangues, rios e mares.
- Participar de projetos sociais para construção de cisternas e casas com esgotamento sanitário para famílias de baixa renda, em áreas urbanas ou rurais.
- Incentivar o uso de sacolas reutilizáveis para compras.
- Incentivar o uso de produtos feitos com material reciclado.
A proporção de áreas protegidas em todo o mundo tem aumentado sistematicamente. A soma das áreas protegidas na terra e no mar já é de 20 milhões de km² (dados de 2006). O A meta de reduzir em 50% o número de pessoas sem acesso à água potável deve ser cumprida, mas a de melhorar condições em favelas e bairros pobres está progredindo lentamente.
O país reduziu o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia. Acesso à água potável deve ser universalizado, mas a meta de melhorar condições de moradia e saneamento básico ainda depende dos investimentos a serem realizados e das prioridades adotadas pelo país. O ODM 7 é considerado por muitos como um dos mais complexos para o país, principalmente na questão de acesso aos serviços de saneamento básico em regiões remotas e nas zonas rurais.
Postado por: Hellen Martins
Na minha opnião qualidade e respeito ao meio ambiente é agente ultilizar os recursos da natureza de uma forma certa, não poluindo,jogando lixo no lixo,reciclando,reaproveitanto,reutilizando fazendo compostagem em fim se motivando para ajudar o MEIO AMBIENTE ....
ResponderExcluirPois ultimamente é difícil você ver um pessoa que respeite o meio ambiente, é lixo jogando nas ruas, cidades poluidas e por ai vai ... pois ée VAMOS CUIDAR DO NOSSO AMBIENTE QUE JÁ ESTÁ NA HORA NÉE ?
O meio ambiente é uma coisa que nós devemos cuidar sempre, pois é lá que esta toda a nossa água,as arvores e plantas, que realizam a fotossíntese que nos dá o oxigênio, e a terra para plantar. O meio ambiente e uma coisa maravilhosa que nos dá tudo oque precisamos, e em troca nós a maltratamos, então vamos cuidar da natureza e do meio ambiente.
ResponderExcluirO meio ambiente é fundamental na vida de todos, pois é nele que tiramos tudo que temos, o alimento, a água, a terra, o oxigênio, a madeira e outros. Por isso acho que devemos aproveitar desses recursos e darmos em troca, respeito a ele.
ResponderExcluirDevemos respeitar o meio ambiente pois sem ele a gente não sobrevive, já foram criadas várias formas de poluir menos o meio ambiente, tais como: A reciclagem de garrafas pets,latinhas, papeis e vários outros, a coleta seletiva, a substituição de sacolas plasticas por sacolas ecológicas e etc, mas infelizmente ainda existe muita poluição no mundo, por isso devemos fazer nossa parte jogando lixo no lixo e economizando água e energia elétrica!
ResponderExcluir- Maritsa Fonseca.
Devemos preservar o meio ambiente pois afinal nele que vivemos e criar projetos para incentivar o uso de sacolas feitas de material reciclado , coleta seletiva , etc. Pois se continuar desse jeito pode acarretar problemas á nossa própria saúde.
ResponderExcluir- Isabelle Almeiida.
A qualidade de vida depende do respeito ao meio ambiente, se você respeita o meio ambiente isso ira se reverter em bens para si mesmo, por exemplo, se cada pessoa economizar água futuramente esse recurso natural não irá faltar, outro exemplo é a reciclagem, se você recicla automaticamente não polui o meio ambiente e lhe da mais qualidade de vida. Alguns recursos naturais não estão sendo bem cuidados,como a água, nos lugares onde a água é escassa todos valorizam um pouco que se tem,agora onde tem água em abundancia, não a valorizam e a desperdiçam demais. Por isso cuidar da natureza é essencial pra quem quer ter uma boa qualidade de vida.
ResponderExcluira coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis. E uma boa qualidade de vida depende muito de uma bom meio ambiente então cada um fassa a sua parte
ResponderExcluirNo mundo atual é impossível parar de poluir, mas podemos poluir de uma forma correta, como por exemplo ao utilizarmos sacolas de papel, que é mais rápido para se decompor ou as de pano que utilizaremos mais de uma vez, enfim se todos se conscientizarem e fizerem a sua parte, viveríamos em um mundo muito melhor.
ResponderExcluir